CRM – Customer Relationship Management

O CRM basicamente é um sistema informatizado para Gerenciar o Relacionamento com os Clientes, onde o Banco de Dados é o recurso computacional de maior importância para armazenar e obter as informações necessárias.

Qual a importância da implantação de um CRM na empresa? O CRM pode ser utilizado para:

  • Identificar o perfil dos clientes
  • Oferecer os produtos adequados de acordo com a expectativa de cada cliente
  • Dar tratamento diferenciado e oferecer serviços diferenciados aos melhores clientes
  • Manter clientes bons (fidelizar) e eliminar os que não oferecem retorno satisfatório

Tipos de indivíduos que interessam a Empresa

  • Suspeito: pode se tornar um cliente
  • Candidato: já ouviu falar e/ou conhece os produtos da empresa e manifestou de alguma maneira interesse na compra ou parceria.
  • Comprador: está iniciando o relacionamento com a empresa.
  • Cliente: fez negócios com a empresa e volta para fazer novos negócios – A SATISFAÇÃO deve ser mantida para esse tipo.
  • Defensor: defende e divulga a marca, produto ou serviço.

Call Center

O Call Center é um canal de comunicação que tem papel fundamental para o CRM pois através dele será feita a interação com o cliente. O CLIENTE liga para o Call Center e é atendido por um SOLUCIONADOR. Deve haver também um Gerente de Relacionamento e um Gestor de Qualidade envolvidos diretamente no processo de Call Center.

ERPEnterprise Resource Planning

O ERP é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que integra as diversas áreas de uma organização, como por exemplo, compra de materiais, estoque, RH, marketing, fabricação, logística entre outros. O Banco de Dados adotado em um ERP tem o foco operacional que faz operações transacionais (insere, atualiza, apaga registros), conhecidas como OLTP e contém muitos dados (matéria-prima da informação).

Tipos de CRM

  1. CRM Operacional: utiliza ERP e pode ser integrado com sistemas legados
  2. CRM Colaborativo: são os recursos de comunicação para a interação com o cliente incluindo telefone, e-mail, fax, Internet, conferência etc
  3. CRM Analítico: utiliza DataWareHouse (DW) como recurso computacional de Banco de Dados para armazenar e recuperar dados onde é possível através de transações analíticas (OLAP), obter informações potencialmente úteis como por exemplo faixa etária dos clientes que consomem um determinado produto (relatórios).